COMO SER UM BOM LÍDER EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO

 



Por Rosana Bueno 


“A vida está constantemente testando nosso grau de comprometimento. As maiores recompensas são reservadas àqueles que demonstram o inesgotável comprometimento de agir até vencer. Esse grau de determinação pode mover montanhas”. Anthony Robbins


Assim como no xadrez, ser um bom líder envolve estratégia e tática e nunca, o fator sorte.

  • É empenhado no futuro a ser criado com base na visão da organização;
  • Tem foco maior nos resultados;
  • Analisa o desempenho da equipe e do negócio como um todo;
  • Antecipa problemas e necessidades;
  • Articula estratégias e recursos;
  • É fonte de inspiração, gerando seguidores;
  • Estimula a equipe a pensar em suas próprias soluções;
  • Apoia o desenvolvimento dos membros do seu time;
  • Exerce constantemente o papel de treinador.


Pesquisas demonstram que os profissionais que alcançam mais rapidamente o sucesso em suas carreiras sabem como:
  • Administrar o tempo com eficácia
  • Delegar tarefas
  • Tomar decisões rápidas e assertivas
  • Resolver problemas independentemente de sua complexidade
  • Administrar as diferentes etapas do conflito
  • Produzir resultados através de reuniões eficazes
  • Comunicar-se
  • Desenvolver o capital humano
  • Dar Feedback e fazer Follow-up de forma eficaz

O enxadrista entrega-se completamente ao jogo fundindo-se ao tabuleiro. Cada peça possui sua maneira única de se mover.  Cada movimento é cuidadosamente estudado e muitas vezes, uma peça tem a função única de proteção ao Rei evitando o xeque-mate. Utilizando esta metáfora, podemos dizer que a chave mestra para um bom líder se destacar dentro da organização é saber movimentar as peças certas nos momentos mais críticos da partida.

Infelizmente em muitas organizações, os cargos de liderança são ocupados por pessoas que não foram preparadas para este posto. Nas pequenas e médias empresas esse cenário ainda é mais comum, visto que o critério para a ascensão no organograma é pautado no nível de confiança que o proprietário ou o presidente possui no candidato a líder, ao invés de adotar como critério, o perfil e competências inerentes a este cargo.

Visando diminuir este tipo de falha, as empresas passaram a destinar grande parte dos investimentos do setor de Recursos Humanos no desenvolvimento de novas lideranças visto que, segundo a pesquisa publicada da Bloomberg Businessweek/Hay Group Best Companies for Leadership Survey:

PARA 95% DAS 20 ORGANIZAÇÕES QUE SE DESTACAM PELA EXCELÊNCIA DE SUA LIDERANÇA, OS ESFORÇOS PARA DESENVOLVER NOVOS LÍDERES TORNAM OS EXECUTIVOS MAIS BEM PREPARADOS PARA ATINGIR OS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS.

É fato que as empresas possuem um papel crucial no desenvolvimento de seus líderes, mas é o alto grau de comprometimento, responsabilidade e ownership, somados ao aprimoramento das competências, que separam os líderes medíocres dos excelentes.

O que é ser um líder?

Imagine mais uma vez o tabuleiro de xadrez. Antes de iniciar o jogo, as peças são posicionadas, o cronômetro zerado e as primeiras estratégias traçadas. Conforme os movimentos são realizados, os jogadores estudam as posições, o papel de cada peça naquele minuto da partida; apenas o movimento certo levará à vitória.

É assim também o papel do líder; cabe a ele analisar o capital humano disponível em  sua equipe, conectá-lo ao propósito da empresa e complementar suas forças e talentos através do trabalho do grupo. E que grande desafio é esse! O verdadeiro líder é aquele que conhece as suas forças, os seus valores, as forças e valores de cada membro de sua equipe e as utiliza na potencialidade máxima para movimentar, inspirar, engajar e conduzir sua equipe a vencer os desafios cotidianos e a cumprir as metas em direção à visão da empresa.

As principais características e atitudes de um líder de sucesso

O líder de sucesso é aquele:

Além disso, o líder trabalha incansavelmente no desenvolvimento de novas competências e no aprimoramento das já existentes, afinal, a essência do líder é intrínseca, mas os comportamentos podem ser lapidados.

O líder que domina as técnicas e ferramentas necessárias para gerir o tempo com a máxima eficácia tende a organizar suas atividades de modo mais saudável e produtivo, priorizando e alcançando seus objetivos e aumentando exponencialmente a sua produtividade. Lembre-se que seus liderados espelham-se em você: um líder que nunca tem tempo para ouvir, auxiliar e desenvolver é um líder falho na administração deste recurso e criará a cultura do “não tenho tempo”.

Muitos líderes possuem algumas crenças que dificultam a delegação. São elas: “é mais rápido fazer do que explicar”, “os funcionários não sabem fazer sozinhos” ou “um bom líder tem que dar conta de tudo”. Entender que a delegação incentiva o crescimento da equipe como um todo (pois expõe os profissionais a novos desafios de carreira), permite a abertura para o desenvolvimento desta competência.

Aprender a ser líder inclui desenvolver a consciência que tomar decisões é o processo de escolher, entre várias opções, a que possui a maior probabilidade de conduzir a um resultado esperado; é trocar o perfeito pelo eficaz, manter a mente aberta, fazer simulações mentais, implementar, e acima de tudo, ser flexível.

O bom líder é aquele que está preparado para resolver problemas com rapidez, aumentando sua produtividade e diminuindo o seu stress e de sua equipe. É aquele que possui uma atitude positiva e que encara o problema como o processo de usar habilidades e recursos para reduzir ou eliminar a diferença entre a situação desejada e a situação atual e que sabe priorizar os desafios em função da urgência, gravidade, consequências negativas e benefícios na resolução.

Quem nunca se viu no papel de protagonista, coadjuvante ou plateia de um conflito dentro do ambiente corporativo? Prevenir e administrar conflitos com mais rapidez e eficácia, transformá-los em uma forma criativa a serviço do crescimento, da inovação dos resultados organizacionais passou a ser um dos grandes desafios dos líderes de hoje.

Reuniões eficazes produzem o resultado esperado. São assertivas, diretas, organizadas e focadas. preparar, conduzir e finalizar boas reuniões é uma competência!

Inúmeras pesquisas demonstram que há uma ligação direta entre a performance e comunicação estratégica. Em empresas nas quais, segundo os funcionários, a liderança comunica claramente a visão de futuro da organização, apenas 7% dos empregados se sentem insatisfeitos; em empresas nas quais a visão e o direcionamento não são comunicados, o nível de insatisfação sobre para 39%.”

Desenvolver o capital humano é assegurar o aumento da competividade, performance e dos resultados da empresa, incluindo satisfação do consumidor e melhoria do fluxo de trabalho.

A maioria dos comandados não sabem responder com precisão o que é esperado deles no que tange ao cumprimento de metas e objetivos, ou mesmo, conhecem detalhadamente o escopo de seu cargo. Em incontáveis vezes um liderado recebe uma tarefa sem um briefing claro do que deve ser feito, ou seja, ele não sabe o que fazer, como, o por quê e quando. Alguns líderes pecam na fase do follow-up e feedback. Não acompanham o status de projetos, execução e entregas de tarefas intermediárias e a qualidade do material que está sendo produzido, ficando sujeitos a desagradáveis surpresas e possíveis atrasos.

Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/blog/lideranca-e-coaching/como-ser-um-bom-lider/

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