Relação Interpessoal em Contexto Multicultural

 



Quem trabalha em uma organização internacional conhece o esforço para decodificar falas e comportamentos.
 
A empresa tem distribuidores em diferentes regiões do mundo e tipos diferentes de negociação? Costuma ter reunião com japoneses e tem que captar o que não foi dito na conversa? Envia e-mails para indianos e descobre que ofendeu seu chefe por não passar por ele? Não percebe que seu emprego está em perigo após sua avaliação de desempenho, pois seu chefe americano expressa a mensagem em uma positividade raramente usada na França? Você tem algo urgente a dizer e espera pacientemente ser chamado enquanto seus colegas americanos entram um após o outro na sua frente? A equipe russa considera o parceiro Dinamarquês fraco e incompetente, pois emprega técnicas de liderança igualitária?

Veja aqui oito escalas no mapa cultural:

1. Comunicação: Contexto reduzido x Contexto amplo conceito desenvolvido por Edward Hall
Contexto reduzido (boa comunicação é precisa, simples e clara. Repetição é apreciada)
Contexto amplo (boa comunicação é sofisticada e cheia de nuances, acontece em camadas e nas entrelinhas)
Contexto médio (os brasileiros são enquadrados nesse contexto para você ter uma ideia)

2. As múltiplas faces do “ser educado”: falar sobre performance e dar feedback, principalmente negativos.

3. A arte da persuasão em um mundo multicultural.

4. A questão do respeito, hierarquia e poder.

5. Quem decide e como.

6. Confiança: Razão ou Emoção e como você faz elas crescerem.

7. Discordando de forma produtiva – a agulha e não a faca.

8. O quanto tarde é tarde – a percepção do tempo.

Você enfrenta essas situações? Já se sentiu fora do contexto? Atire a primeira pedra quem nunca deu uma vacilada. E se você ainda não deu... prepare-se pois vai dar - esteja atento para perceber.

Precisa de treinamento sobre esses contextos? Vamos conversar!
(19)98314-3231

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