SAIBA CONTRATAR - 7 DICAS

 


Quando chega na metade do ano já tomamos algumas (ou várias) iniciativas. Parte deu certo e parte talvez não. As empresas entendem que ainda dá tempo para contratação de pessoas, mudanças e atitudes para um ano produtivo. O fato é que SIM, ainda dá tempo de fazer algo!
Escrevi o artigo SAIBA CONTRATAR, com 7 dicas bem breves, para nortear suas decisões de contratação de pessoas.
DICA 1 – RESPONSABILIDADES
Qual a RESPONSABILIDADE que a pessoa que você busca contratar terá no projeto, equipe e posição? Qual será o escopo real das suas atividades? Que problemas irá resolver? Qual autonomia terá? Em qual estrutura ela estará? Quem é responsável por ela? Ela será responsável por alguém? Qual expectativa você tem sobre a entrega desse colaborador?
Não são perguntas fáceis. Muitas descrições de cargo e função não respondem a maioria delas. Essa é uma das razões do colaborador ficar com a sensação de ter sido contratado para uma posição diferente da que se candidatou. Quando isso acontece, está instalada a confusão, vem a frustração e o consequente desgaste pois a expectativas estão desalinhadas de ambos os lados. Sugestão: tenha claras as reponsabilidades e comunique isso ao candidato.

DICA 2 – FORMAÇÃO
Sabendo quais são as responsabilidades do novo membro da equipe, qual FORMAÇÃO de fato essa pessoa precisa ter? O que é vital que ela já saiba? O que é desejável? E o que é “perfumaria”?
Há formações que realmente são necessárias para uma empresa, equipe ou projeto, mas há outras tantas que podem passar por sua mente por pressão do mercado ou por qualquer outro motivo que não altera de fato os resultados desejados. Algumas exigências que vemos em seleção são incompatíveis com a estrutura da empresa, as condições de trabalho, o salário etc. Reflita sobre esse ponto com seriedade.

DICA 3 – EXPERIÊNCIA
Vamos analisar quanta EXPERIÊNCIA o profissional que você busca precisa ter e em quais áreas. Você precisa de um profissional maduro que traga vivência ou você quer moldar um novato dentro da sua cultura? Tenha em mente que tudo dá trabalho e escolha onde quer investir sua energia. Formar um profissional dá trabalho e interagir com alguém que traga outras visões também. Faça uma escolha consciente.
Outra possibilidade: caso você seja o líder do projeto, área ou departamento, pergunte-se onde sua própria experiência é suficiente e em quais pontos você precisa complementar? Seja corajoso, traga gente diferente que some forças!

DICA 4 – CONHECIMENTO
Qual o grau de CONHECIMENTO de assuntos específicos a pessoa que você pretende contratar precisa ter? Estamos em um momento de muita informação, mas também de muita superficialidade. Você precisa de um expert ou um generalista?
Você possui treinamentos estruturados dentro da organização ou o método é “jogar na água e sair nadando”? Já parou para analisar os custos de ambos caminhos? Treinar custa e não treinar também – não se iluda.

DICA 5 – HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Quais HABILIDADES e COMPETÊNCIAS você está procurando no novo membro do seu time? Sharlyn Lauby, uma expert em RH explica que competência você consegue desenvolver com treinamentos e em situações que gerem experiência. Enquanto habilidade é algo que você espera que a pessoa já tenha para realizar algo. Claro que dá para aprimorar a comunicação ou administração de conflitos, mas se a pessoa for totalmente inábil para falar com pessoas e esse é um ponto chave na posição, será difícil desenvolver esse ponto.
Vejo casos em que o profissional é muito querido na empresa e todos querem encaixar a pessoa em uma nova posição. Esse profissional até se esforça para se adequar à nova função, mas o desvio é brutal e com o tempo o desgaste é enorme. Corre-se o risco de perder bons profissionais por não entender a máxima: “a pessoa tem que ser boa para a posição e a posição tem que ser adequada para a pessoa”.
As posições precisam ser sustentáveis ao longo do tempo ou é um projeto relâmpago e de fato você não está muito preocupado com a permanência desse profissional.

DICA 6 – ATITUDES
Por fim, mas não menos importante, que ATITUDES você deseja e precisa encontrar na pessoa que pretende contratar? Pró- atividade? Iniciativa?
Nada é obvio. As atitudes precisam ser analisadas de forma crítica. A iniciativa é excessiva? Está sendo encarada como agressiva? Ou ao contrário? O ambiente de sua organização permite confronto e novas ideias ou questionamentos são algo negativo? Comportamento ético? Nem tudo que é legal é necessariamente ético. Seja especifico.

7 – DICA BÔNUS
Para terminar, não esqueça de planejar claramente:
A. Produtividade esperada do novo colaborador e como você irá mensurar e registrar as entregas realizadas.
B. Como será avaliado o desempenho do profissional? Quais os métodos de avaliação já em andamento? Como se dá o feedback? Como você documenta os feedbacks? Como planeja ações de melhoria ou desenha próximos passos caso esteja tudo correndo bem?
C. Você tem prazos claros para sinalizar a esse profissional? Qual tempo você entende ser suficiente para curva de aprendizagem/entrega em cada etapa do trabalho?
Lembre-se: nada é obvio e você pode não enxergar o contexto maior nesse processo que de banal não tem nada. Posso ajudar a responder essas e outras perguntas.


Comentários